O recurso de R$ 34 milhões irá beneficiar 79 Instituições Filantrópicas do Estado. Mais uma importante conquista desta gestão
Nesta segunda-feira, 09 de dezembro, no Receptivo do Governador, em Campo Grande – MS, o presidente da Fehbesul, Marco Calderon, juntamente com os membros Federação das Santas Casas, Hospitais e Instituições Filantrópicas e Beneficentes de Mato Grosso do Sul, com o governador, Eduardo Riedel , o secretário de Saúde Maurício Simões, o Secretário da Casa Civil – Eduardo Rocha e à secretária-adjunta Crhistinne Maymone, estiveram reunidos para anunciar o repasse de R$ 34 milhões, que serão destinados as 79 Instituições Filantrópicas, que atuam em 67 municípios do Estado para o custeio da 13ª Parcela da Contratualização.Uma ótima e grande notícia para as instituições que estavam aguardando a liberação deste recurso e o trabalho de gestão e eficiência que o presidente Marco Calderon vem fazendo representando a Federação.
O governador Eduardo Riedel, em sua fala afirmou a complexidade existente para a gestão de saúde e também sobre a importância deste aporte financeiro que irá ajudar as instituições. “Sabemos o empenho e as dificuldades que as entidades enfrentam hoje, muitas não fecham as contas, porém estamos fazendo um esforço concentrado para agilizar a 13ª parcela da contratualização. As entidades filantrópicas dão uma resposta muito grande para o Estado, e nesse momento estruturalmente difícil, estamos apoiando com a 13ª parcela. É o nosso compromisso em beneficiar a saúde de Mato Grosso do Sul. E completou: “Esse olhar como um todo, é um olhar para beneficiar a saúde do nosso Estado”, disse.
O secretário de saúde do Estado, Dr. Maurício Simões falou sobre a parceria com a Fehbesul que é oferecer uma capacitação do Hospital Albert Einstein, em gestão hospitalar. “Sabemos que as receitas são finitas e os custos são infinitos, para isso, iremos propor uma capacitação em gestão hospitalar para ajudar os filantrópicos a se aprimorar sobre gestão financeira. Quero agradecer toda a equipe da secretária de Saúde, para manter esse compromisso para ajuda-los, principalmente no 13º dos funcionários das instituições”, disse.
O presidente da Fehbesul, Marco Calderon, durante a reunião apresentou alguns dados do aumento significativo dos atendimentos e o impacto financeiro. “Atendemos mais de 60% do SUS. Valores crescentes dos insumos, reajuste de tabelas e alguns impostos, o ICMS que estamos buscando isentar das Instituições Filantrópicas, como é o caso da conta de energia. Ficamos muitos felizes com o olhar do Governo para as entidades filantrópicas, isso reflete o trabalho sério que está sendo feito”, disse.
São vários desafios financeiros que as Instituições Filantrópicas vêm enfrentando nos últimos anos, como endividamento com fornecedores, dificuldade para manutenção de estruturas, impossibilidade de realizar investimentos preventivos devido à falta de recursos, impacto de apoio financeiro e também a dificuldade muitas vezes em comprimir com o pagamento do 13º salário. Com este aporte, o Governo do Estado garante este benefício aos milhares de colaboradores do Hospitais do Estado e a continuidade dos serviços essenciais prestados à população.